Mostra de fotografia e cinema do mundo árabe contemporâneo no Instituto Tomie Othake

Foto da Série ‘West of Life’, de Zied ben Romdhane, fotógrafo da Tunísia / Foto: Divulgação / Zied ben Romdhane

 

Foi aberta na noite de quinta-feira (28), no Instituto Tomie Othake a mostra “Taswir, a fotografia árabe contemporânea“. Durante um mês, o público paulistano vai poder ver de graça fotos do Instituto do Mundo Árabe (IMA), de Paris. São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a receber uma parte significativa do acervo fotográfico do instituto. As 70 obras de 14 artistas que nasceram ou atuam na África, no Golfo Arábico e no Oriente Médio.

Elas já foram expostas em 2017 e 2018 na 2ª Bienal de Fotografia do Mundo Árabe e na exposição “Cristãos do Oriente 2.000 anos de história“, ambas na França. Em nota, Gabriel Bauret, curador da bienal, explicou que, nas fotografias selecionadas “os artistas recuam, no tempo e no espaço, dos tumultos atuais. Eles se distanciam, às vezes fingem que ignoram, mas os fragmentos da realidade – seja social, histórica ou cultural – transpiram em suas imagens. De certa forma, todas essas fotografias são testemunhas dos dias conflituosos em que vivemos”.

Veja quem são os fotógrafos da exposição:

· Ahmad El-Abi (Egito).

· Jaber Al Azmeh (Síria).

· Roger Grasas (Espanha).

· Laila Hida (Marroco).

· Rania Matar (Líbano).

· Zied bem Romdhane (Tunísia).

· Stephan Zaubitzer (França).

· Tasneem Alsultan (Arábia Saudita).

· Héla Ammar (Tunisia).

. Mohamed Abusal (Palestina).

. Lazare Mohamed Djeddaoui (Síria).

. Tanya Habjouqa (Jordânia).

. Douraïd Souissi (Tunísia).

. Michele Borzoní (Itália).

· A exposição de fotografia é uma parceria do Tomie Othake com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Consulado Geral da França em São Paulo e o Instituto do Mundo Árabe.

· A mostra também inclui oito filmes de diretores argelinos, tunisianos, egípcios, iraquianos, marroquinos e israelenses, e os temas dos filmes vão além das questões políticas e religiosas locais.

· Realizada com o apoio do Consulado Geral da França no Brasil e do Institut Français, a mostra de filmes acontece em quatro dias: 06, 07, 13 e 14 de abril.

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Facebook 0
Google+ 0
Fechar Menu