MAMAM representa Nordeste na SP-Arte

Foto: Amanda Melo

 

Desde o dia 03 até 07 de abril, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), desembarca em São Paulo para confirmar sua projeção no mercado nacional de arte. O equipamento, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será, pelo terceiro ano consecutivo, o único museu representante da região Nordeste no SPArte, Festival Internacional de Arte de São Paulo, que chega este ano à sua 15ª edição.

O evento, realizado no Pavilhão da Bienal, é considerado o mais importante da América Latina e um dos maiores do mercado global de artes visuais, reunindo centenas de expositores, entre galerias e museus, além de milhares de artistas de várias partes do mundo, colecionadores, profissionais e público, para formar um fiel e potente panorama da arte contemporânea mundial, com o objetivo de aglutinar tendências e fortalecer a economia criativa.

Foto: Gil Vicente

 

Um dos principais critérios de seleção das obras que serão apresentadas foi feminista. “Fizemos questão de convidar artistas mulheres, como Amanda Melo (PE), Ana Lira (PE), Juliana Notari (PE), Oriana Duarte (PB), Christina Machado (PA) e Virgínia de Medeiros (BA), para garantir uma condição de equidade, e reafirmar o perfil do Museu, que, neste momento, foca na produção artística de mulheres, bem como numa programação diversa com pesquisa, seminários e ações para reflexão e discussão da questão de gênero na arte – um olhar urgente e necessário para democratização da produção artística”, explica a diretora do MAMAM, Mabel Medeiros.

Além delas, irão compor o acervo obras de Gil Vicente (PE), Márcio Almeida (PE), Paulo Bruscky (PE) e Paulo Meira (PE), que já participaram do Clube. O paulista Vanderlei Lopes e o gaúcho Cristiano Lenhardt foram também convidado para compor o casting do MAMAM nesta edição do Festival, que reforça e potencializa a atuação do museu em todo o País, na avaliação de Mabel. Para mais informações sobre a SP-Arte, acesse: www.sp-arte.com.

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Facebook 0
Google+ 0
Fechar Menu