Hospitais do Recife reforçam cuidados para retomada de cirurgias eletivas

Dr. Walter França / Foto: Adriana Ximenes

 

Seguindo protocolo apresentado, semana passada, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), hospitais do Recife retomaram a partir desta ultima segunda (22), a realização de consultas, diagnósticos, cirurgias eletivas e demais procedimentos ambulatoriais que haviam sido suspensos desde o início da pandemia da Covid-19. As medidas para a volta das atividades seguem algumas restrições e reforçam os cuidados com higiene e manutenção do distanciamento social para conter a curva de disseminação do novo coronavírus.

As orientações são válidas para as redes pública e privada. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, que também opera no Esperança Recife, as cirurgias naquele hospital serão retomadas obedecendo a todos os critérios e procedimentos de segurança para médicos e pacientes no pré e pós operatórios inclusive com triagem prévia sobre possível contato do paciente com portador de COVID-19 (nos últimos 30 dias).

“O Esperança criou a chamada área “apartada”, que é exclusiva para a realização de procedimentos cirúrgicos e, também, para receber os pacientes já operados em total segurança e sem nenhum registro de caso de Convi-19. Além disso, todos os pacientes operados no Hospital Esperança serão internados em apartamentos para evitar contatos com outros pacientes, independente da especificação do Plano de Saúde”, ressalta o especialista.

Ainda, segundo Walter França, a cirurgia bariátrica é considerada uma cirurgia eletiva essencial, sobretudo nesse período da pandemia. “O retardo do tratamento de pacientes obesos e clinicamente graves, que apresentam comorbidades importantes como diabetes tipo 2 com indicação cirúrgica e hipertensão, podem resultar em aumento da morbimortalidade, tal como documentado em diferentes países, diminuindo suas chances de sucesso no tratamento, devido ao adiamento”, garante. O cirurgião bariátrico ratifica que a obesidade é um problema crônico e aumenta o risco de mortalidade em jovens obesos e que tenham a Covid-19.

Cirurgião Bariátrico Walter França:

Contato: (81) 3423-9796 / 3423-9272.

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Facebook 0
Google+ 0
Fechar Menu