Dicas preciosas para organizar sua casa da melhor maneira

Fotos: Divulgação

 

Arrumar e organizar tem sentido semelhante, mas na prática apontam ações distintas: organizar requer um estudo, precisa saber como funciona o ambiente e os hábitos de quem frequenta o local. Por isso, quando o assunto é sua casa, ninguém melhor que você mesmo para conhecer cada cantinho dela. A social organizer Maria Dulce Lucena, separou várias dicas para tornar a organização ainda mais eficaz durante esse período em casa. “Em um ambiente organizado, cria-se um tipo de sistema para que a organização se mantenha. Existem três princípios básicos que devemos considerar:

Selecionar:

Separe o que deve ser organizado e retire as coisas velhas que devem ser descartadas ou doadas. Para definir isso faça algumas perguntas:

❯ Eu preciso disso?
Faça essa avaliação. Se esse item não tem mais utilidade, não tem por que ele continuar em sua casa. Desapegue!

❯ Eu tenho algo semelhante ao item que eu vou desapegar?
Se você tiver, fique com o item que você mais gosta e desapegue do outro sem medo.

❯ A minha casa tem espaço para isso?
Muitas vezes a gente se apega ao item e não leva em consideração o espaço que ele ocupa. Portanto, se o item está ocupando um espaço que a sua casa não comporta, desapegue.

❯ Eu usei isso nos últimos seis meses?
Se a resposta for não, desapegue. Por mais que você goste da peça, deixar ela guardada no armário não é uma boa opção.

❯ Quanto vale esse item?
Se você desapegar e ter que comprar ele novamente no futuro, quanto esse item vai te custar? Por isso, pense bem e não tome atitudes por impulso.

❯ Eu posso aproveitar esse item de alguma forma?
Se você não conseguir dar outra utilidade para esse objeto, desapegue de uma vez.

❯ Esse item tem algum valor sentimental?
Pense em qual impacto esse objeto tem na sua vida e se for grande, fique com ele.

Categorizar:

Separe por afinidade, utilização, semelhança. Crie conjuntos de coisas iguais.

Organizar:

Colocar cada coisa em seu local adequado.

Agora, que tal dicas para deixar a cozinha, sala de estar e banheiros da sua casa organizados da melhor forma? Encontre ideias interessantes para deixar cada cômodo de uma maneira ainda mais simples, prática e criativa. Vamos lá!

Cozinha:

❯ Organize cereais e guloseimas em potes de vidro dentro do armário da cozinha.

Com eles você consegue padronizar a organização, deixando tudo mais arrumado e bonito também. Se você tiver prateleiras para expor tudo, melhor ainda! Facilita muito a rotina: fica bem mais fácil encontrar o que a gente procura.

❯ Use etiquetas para organizar a cozinha.

Outra maneira simples e bonita de organizar a sua cozinha é colocando etiquetas nas caixas, cestos organizadores e potes de mantimentos – como na foto acima. Sem falar que assim facilita bem mais a identificação de cada um deles. Há diversos modelos disponíveis para download na internet.

❯ Organize suas louças nas prateleiras e gavetas com bandejas e escorredores.

Use caixas, cestos organizadores, bandejas e até escorredores próprios de louça. Isso é ótimo para otimizar o espaço dentro do armário. Os escorredores de louça, por exemplo, são ótimas opções para organizar tampas de potes plásticos que ficam empilhadas de qualquer jeito dentro do armário, ocupando mais espaço do que deveriam.

❯ Ganchos também podem ser usados para organizar suas louças, medidores e talheres. Você também pode instalá-los nas prateleiras do armário para pendurar suas xícaras favoritas; assim, você organiza e decora a cozinha ao mesmo tempo.

❯ A outra ideia é bem simples: organize numa bandeja ou caixa plástica os seus temperos como sal, vinagre, óleo, azeite e demais condimentos para facilitar quando você precisar deles. Basta retirar a bandeja do lugar quando for usar e colocar sobre a pia ou mesa. Simples e prático.

❯ Se os seus utensílios e produtos de limpeza ficam na cozinha, aproveite para organizar tudo em cestos organizadores, caixas ou em organizadores plásticos de sapatos como nas imagens acima. Se você não tem um espaço específico para os produtos, aposte naquele espacinho no armário que fica embaixo da pia.

Sala:

A sala de estar é o cartão de visitas da nossa casa, onde recebemos nossos amigos e familiares. E por isso precisamos dar a ela uma atenção especial. Na verdade, a organização da nossa casa precisa começar pela sala de estar. Se você tem o costume de chegar em casa e largar sapatos, bolsas, casacos, chaves e moedinhas em qualquer lugar da sala, precisa parar já. Separei algumas dicas simples e incríveis para você conseguir colocar ordem na sua sala de estar e mantê-la sempre linda e organizada!

❯ Antes de qualquer coisa, você precisa ter consciência do espaço que tem disponível. Não adianta querer colocar ali sofás de 3 e 2 lugares se a sua sala de estar é minúscula, pois móveis demais apenas dificultarão a circulação e farão o ambiente parecer ainda menor do que já é. Nesse caso, o melhor a fazer é optar por um único sofá e complementar o espaço com cadeiras, poltronas e pufes.

❯ Além de decorar a sala de uma maneira simples e eficaz, sem ocupar um espaço que você não tem disponível, os pufes podem servir como organizadores quando têm abertura no estilo baú. Dentro deles, você pode guardar cobertores e mantas, livros e álbuns de fotos, por exemplo.

❯ Se você tem uma estante grande na sala, pode usar os cestos para decorá-la e organizar pequenos objetos, fotografias, livros, DVDs e documentos.

❯ Se você tem muitos aparelhos eletrônicos na sala, provavelmente sofre com a confusão de cabos. Uma excelente maneira de organizar as coisas e não confundir mais o cabo da televisão com o cabo do aparelho de DVD é colar etiquetas neles! Para mantê-los organizados e escondidos dos olhos, você pode optar por comprar organizadores próprios para cabos ou criar os seus próprios com caixas de sapatos ou cestinhas.

Outra dica é ter uma bandeja na sala para organizar miudezas. É bastante comum chegarmos em casa cansados e deixarmos o molho de chaves e as moedinhas que encontramos dentro dos bolsos espalhadas sobre a mesinha de centro. Para evitar que se percam, organize uma bandeja sobre a mesinha de centro com um lugar para depositar miudezas.

Os controles da sua casa também parecem possuir vida própria?  Para evitar que se percam, você pode optar por algumas soluções bem simples e práticas, como por exemplo: uma caixinha sobre a mesinha de apoio para guardar os controles ou uma almofada com um compartimento próprio para eles.

Banheiro:

Por ser pequeno, o banheiro é um ambiente bastante propenso a acumular bagunça. Muitas vezes, parece impossível organizar tudo o que precisamos. Se você sente que precisa organizar o banheiro e colocar ordem nas coisas de uma vez por todas, é só continuar por aqui. Uma solução muito simples é instalar prateleiras em diferentes locais.

Você pode organizar toalhas, produtos de higiene e até mesmo pequenos itens de decoração sobre elas. Outra opção são os nichos, que também ajudam a decorar o espaço. Coloque os produtos que você usa com menor frequência nos lugares mais altos. Mantenha ao alcance das mãos tudo aquilo que você usa sempre no seu dia a dia.

❯ Procure também colocar um cesto para as roupas sujas em algum cantinho do banheiro, pois assim você evita que as roupas fiquem espalhadas em qualquer lugar. O cesto pode ficar atrás da porta do banheiro, ao lado do box do chuveiro ou até mesmo embaixo da pia (se houver espaço).

❯ Use potinhos para organizar produtos como cotonetes, discos de algodão, sabonetes, sais de banho, pastas e escovas de dente. Você pode deixá-los sobre a pia do banheiro ou organizá-los todos em uma prateleira ou armário.

❯ Pendure cestas ou use ganchos próprios para organizar secadores e chapinhas que geralmente ocupam espaço sobre a pia ou dentro do armário no banheiro. Deixe-os do ladinho do espelho, assim você os terá sempre ao alcance das mãos.

Para manter as coisas organizadas no banheiro, o ideal é setorizar tudo! Separe os cosméticos, maquiagens, produtos de higiene e limpeza no armário ou em gavetas por categoria. Para isso, você pode usar organizadores próprios ou cestinhas de plástico. Se você tiver espaço disponível embaixo da pia, aposte em cestos de vime ou caixas de madeira. Com eles dá para organizar os produtos e ainda decorar o banheiro.

Gostaram? A dica é: aproveite este tempo em casa para organizar o seu lar, mantendo-o ainda mais aconchegante!

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Facebook 0
Google+ 0
Fechar Menu