Fotos: Divulgação

Em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), às 16h, a Catamaran Tours, empresa de passeios náuticos localizada na Bacia do Pina, preparou uma surpresa para a criançada. É que a data marca o lançamento da nova temporada do Piratas do Capibaribe. Desta vez, a aventura tem como mote “O Capital Gancho e o Tesouro de Poseidon”.

Nela, o público poderá se divertir com a aparição do Capitão Gancho, que vem especialmente da Terra do Nunca para ajudar o já conhecido Capital Jack Espirro e sua tripulação a proteger as relíquias deixadas por Galileu Galilei. No passeio espetáculo – um dos mais queridos pelo público da empresa – há uma divertida disputa entre os piratas e corsários ingleses pelas relíquias, que levam ao tesouro perdido de Poseidon, dando ao seu portador o controle de todas as águas navegáveis do mundo!

A ideia do tour é promover um programa divertido e inesquecível para toda a família, mesclando teatro e turismo ao repassar informações de forma lúdica, sempre com o objetivo de arrancar boas gargalhadas da plateia. Para dar vida aos vilões e mocinhos da aventura náutica, o passeio conta com os atores da Cia Pernambucana de Arteatro, comandada pelo ator e diretor Nill Martins.

No tour, eles transformam a embarcação, o rio e pontos da cidade como palco e cenário das aventuras, com direito a batalha, sequestro, mapas e perseguições. Vale reforçar que a nova temporada fica em cartaz por tempo indeterminado na programação semanal da Catamaran Tours. Após o lançamento especial do Dia das Crianças, o programa volta a ter saída todos os domingos, às 16h. Maiores informações pelo fone: (81) 3424-2845.

 

Foto: Gustavo Aureliano

Mais novidades – Seguindo os lançamentos, no sábado (14), a Catamaran Tours estreia a nova temporada do Catamaran Assombrado, que realiza sua rota pelas águas escuras do Rio Capibaribe, narrando e encenando histórias assustadoras sobre lugares históricos da capital pernambucana, famosos por suas manifestações sobrenaturais – fantasiosas ou não -.

O tour agora, contará com o reforço do Lobisomem, uma criatura folclórica bastante popular no mundo, no Brasil e, claro, em Pernambuco. Afinal, quem nunca ouviu falar em um homem enfeitiçado que nas noites de lua cheia transforma-se, adquirindo garras de lobo e pelos por todo o corpo? Reza a lenda que à noite o lobo sai uivando pelas ruas em busca do seu alimento preferido: sangue.

 

Foto: Cia. Pernambucana de Arteatro

Assim, na aventura, o Lobisomem se junta a outras lendas populares, como o mistério do Encanta-moça, as sombras e sons do Teatro Santa Isabel, o fantasma da Emparedada, o Boca de Ouro e até o Papa-Figo, outra lenda que desde sempre permeia o imaginário popular pernambucano. Ao longo do tour, os atores da Cia Pernambucana de Arteatro se revezam para personificar alguns dos protagonistas da noite, garantindo muitos sustos e diversão. O percurso, inclusive, passa pela Cruz do Patrão, um dos lugares mais assombrados do Recife. 

De acordo com Juliana Britto, diretora da Catamaran Tours, o passeio surgiu como uma forma de misturar turismo, história e cultura em um único programa. “Mas, além da diversão, o passeio também se preocupa em oferecer aos passageiros informações sobre as histórias reais que deram origem às lendas, enriquecendo bastante a experiência, que vai muito além de sustos vazios”, diz.
O roteiro do tour, que tem como base a programação feita pela Prefeitura do Recife para o passeio assombrado do projeto Olha Recife por catamarã, foi inspirado no livro “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, e adaptado por Roberto Beltrão, André Balaio – criadores do Recife Assombrado –, Cláudia Heráclio, do Catamaran Tours, Niil Martins e Fabiano Barbosa.