Armazém do Artesanato SEBRAE / Borsoi Arquitetura / Roberta Borsoi / Fotos: Rogério Maranhão

A concepção do espaço todo em madeira, como uma caixa, na sua pureza natural dialoga com a força dos materiais do artesanato. A expografia das peças é feita em prateleiras também em madeira com iluminação embutida, numa grande estante de um lado, e no lado oposto, prateleiras, uma mesa e um estrado.

Foi idealizada uma variação de expositores soltos, em vidro e acrílico com a intenção de diferenciar a tipologia dos objetos expostos, e dar também uma flexibilidade de montagem. Em meio à presença da madeira, a parede ao fundo da loja recebe um papel de parede de cor forte, dando uma sensação de profundidade. E a iluminação do ambiente apresenta-se de forma difusa na valorização do espaço geral e direcional na valorização de cada peça.

 

Terraço Gourmet / ARQmulti / Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão

O espaço de 28 m² foi idealizado para um casal jovem que adora receber e cozinhar para os amigos e família. A composição integra elementos como a madeira e o piso cimentício, contrastando com materiais sofisticados e inovadores. Uma estante em alumínio e vidro atirantada no forro de madeira de carvalho marca o ambiente de estar, onde as obras do artista Manuel Dantas Suassuna estão expostas. A ideia é criar uma atmosfera descontraída e sofisticada, unindo gastronomia, música, arte, tecnologia, automação e funcionalidade.

 

Galeria de Arte Iquine / Juliana da Mata Arquitetura

Uma galeria de arte onde as usuais paredes brancas perdem espaço para uma instalação artística de latões de tinta da Iquine, reforçando o conceito de sustentabilidade. Uma grande “tela” metalizada serve como fundo para os quadros, de onde também surgem nichos para esculturas. O mobiliário em tons neutros, estante flutuante, poltrona de design e um jardim  dão fluidez e integração ao ambiente.