A sala do vinho, CASACOR PE 2019

José Roberto Gouveia e Carol Azevedo / Fotos: Divulgação

 

A “sala do vinho”, projeto dos arquitetos Carol Azevedo e José Roberto Gouveia para a CASACOR PE 2019, é um espaço de múltiplas funções – do abrigo de vinhos até pequenos cantos para uma boa leitura e relaxamento e para a degustação da bebida na companhia dos amigos e um bom bate-papo, claro. O ambiente propõe uma articulação única de elementos. Com uma leitura muito própria, de interpretação única dos olhares e traços dos arquitetos, a “sala do vinho” é cheia de personalidade, resinificando completamente o espaço que ali existiu.

“Foi uma aventura das boas trabalhar com Carol Azevedo nesse projeto. Apesar do grande desafio em dar conta de um espaço de 20 m², onde funcionava o banheiro do casarão tombado, o nosso processo de criação e execução fluiu com grande sintonia, e, com naturalidade, fomos encontrando as respostas para chegar ao resultado que pretendíamos”, conta José Roberto.

Com materiais cuidadosamente selecionados pela dupla, a “sala do vinho” é a união de funcionalidade, aconchego e uma agradável experiência dos sentidos, a partir de elementos contrastantes em cores, texturas e formas. É um lugar de permanência, para usufruir por muito tempo, cercado de vinhos, livros e arte.

“O que era desafiador ficou mais leve e divertido em parceria com “zé”. As ideias foram fluindo sintonizadas. E o resultado não poderia ser diferente. Uma sala intimista, agradável e bonita aos olhos, muito além de uma simples adega. Um lugar onde queremos entrar e não mais sair”, diz Carol.

A paleta neutra é pontuada por detalhes coloridos, conferindo um ambiente calmo, com uma vibração alegre. As cores e as formas escolhidas são permeadas pelas transparências do acrílico, material de destaque em parte do mobiliário desenhado com exclusividade por José Roberto e Carol — tudo na ideia de envolver, surpreender e confortar os usuários.

“Uma premissa importante foi a da construção de um espaço do vinho contemporâneo, fugindo de qualquer leitura mais tradicional, com elementos escuros e uma iluminação mais fechada. A sala do vinho é, acima de tudo, solar”, ressalta a dupla.

Um painel de vinhos de mdf revestido em pau-ferro, madeira nobre muito valorizada no Brasil, marcada por veios cheios de beleza e sofisticação, é o centro do projeto. O piso em porcelanato remete ao cimento, com marcas de desgaste do tempo, o que tem tudo a ver com o vinho, que vai sendo apurado quanto mais o tempo passa. O papel de parede escolhido para a área interna do ambiente remete ao linho, e a textura escolhida para as paredes do corredor nos lembra da suavidade dos tecidos aveludados.

Um futon super acolhedor, com várias almofadas e coroado por um arco + uma delicada mesa para dois lugares + uma louçaria para os variados tipos de taça + área de apoio com adega, carrinho de bebidas e um nicho para os pequenos objetos + um lavabo todo em quartzito em toda a sua nobreza também compõem a “sala do vinho”.

Além disso, temos ainda um corredor com obras de arte ocupando as paredes e uma poltrona num canto reservado para a pausa necessária de quem quer estar só, usufruindo da música ambiente ou de uma boa leitura com uma taça de vinho. A “sala do vinho” foi pensada para ser um lugar, acima de tudo, de prazer, como deve ser cada recanto da nossa casa. A CASACOR fica na Av. Dezessete de Agosto, 1122, em Casa Forte.

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Facebook 0
Google+ 0
Fechar Menu